segunda-feira, 21 de março de 2011

INGLESES E AMERICANOS ESTÃO EM GUERRA: PELA GEOGRAFIA


Por G1

Quiz online está aberto a moradores dos EUA ou Grã-Bretanha, que têm dois minutos para localizar 13 países num mapa interativo.


Foto: arte
A equipe de arte do G1 fez uma montagem com um americano e um inglês em torno do mapa-múndi
Dois entusiastas por geografia de lados opostos do Atlântico criaram o Torneio de Geografia de 2006, depois que várias pesquisas mostraram o quanto americanos e ingleses entendem pouco do assunto.
Em maio deste ano, por exemplo, foi constatado que menos de quatro pessoas a cada grupo de dez jovens americanos conseguiam achar o Iraque no mapa.
quiz online está aberto a qualquer morador dos Estados Unidos ou da Grã-Bretanha e dá aos competidores dois minutos para localizar 13 países escolhidos aleatoriamente num mapa interativo.
Um dos criadores do torneio virtual, Daniel Raven-Ellison, de Reading, Berkshire, na Inglaterra, disse que há uma antiga rivalidade política entre Estados Unidos e Grã-Bretanha, onde as pessoas adoram geografia e mapas.
"Existe mesmo uma sensação na Grã-Bretanha de que os americanos são bem fraquinhos em geografia", afirmou, confiante de que os ingleses seriam os campeões, ajudando a aumentar a atenção dada ao mapa-múndi.
Desde que a disputa teve início em 14 de novembro - ela terminou em 31 de dezembro -, mais de 18 mil pessoas já entraram no site para testar seus conhecimentos e as duas equipes estão quase empatadas.
O criador americano da disputa, Roger Andresen, que fundou uma empresa que faz jogos educativos de geografia, afirmou que o torneio, que está em sua primeira edição, teve origem numa competição internacional que começou em 2004 chamada "Olimpíadas Geográficas".
Ele mudou o nome para "Geography Zone" depois de receber uma carta de reclamação dos advogados do comitê olímpico, mas o quiz, aberto a todas as nacionalidades, teve dificuldade para localizar de onde as pessoas estavam jogando. Foi mais fácil limitar a participação a duas equipes.

Andresen e Raven-Ellison afirmaram que até agora a competição tem sido acirrada - e que ambos os lados estavam com dificuldade para localizar ilhas do Pacífico como Tuvalu, além de ilhas do Caribe e nações africanas.
"Parece que alguns lugares fora dos Estados Unidos não são parte do mundo como deveriam ser" , disse Andresen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário