domingo, 15 de agosto de 2010

Respostas de exercícios - Capítulo 10 parte 2 (3º ano)


SUGESTÃO DE ATIVIDADE
a) Trata-se da iraniana Shirin Ebadi, a primeira mulher a tornar-se juíza no Irã. Atualmente, Ebadi é professora de Direito na Universidade de Teerã. Além disso, tem dedicado sua vida à defesa dos direitos humanos, em especial das mulheres e crianças (é fundadora e líder da Associação para o Apoio dos Direitos das Crianças no Irã). Ebadi destacou-se também por defender as famílias dos estudantes, escritores e intelectuais que foram vítimas de  ass*ssi*a*os entre 1999 e 2000. Tal engajamento na questão dos direitos humanos levou Shirin Ebadi à prisão várias vezes.
b) Segundo o autor, a Europa não possui uma política externa comum. Além disso, suas instituições políticas não são democráticas e seus interesses econômicos, muitas vezes, coincidem com os estadunidenses.
c) Dentre os caminhos para reverter esse processo, destacam-se a capacidade de mobilização política da sociedade civil européia, dos partidos progressistas e dos movimentos sociais que não compactuam com a maioria dos governantes europeus
O QUE É?
Magreb: Região noroeste da África, constituída por países em que predomina a religião islâmica.
Al Qaeda: rede conspiratória formada por muçulmanos seguidores de Osama Bin Laden, que lutam pela expansão do Islã e contra a implantação de hábitos e costumes ocidentais no mundo árabe. Identificam os estadunidenses como inimigos, principalmente pelo apoio ao Estado de Israel
ETA: Sigla de Euzkadi Ta Askatasuna, que, em basco, significa “Pátria Basca e Liberdade”. Fundado em 1959, o grupo luta pela transformação do País Basco em Estado independente.
Hamas: Sigla árabe para Movimento de Resistência Islâmica, um dos principais grupos contrários à existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre árabes e israelenses.
IRA: Exército Republicano Irlandês, organização católica da Irlanda do Norte, que luta para que a região se uma à República da Irlanda (Eire), o que contraria os protestantes (60% da população), que desejam a permanência da subordinação à Grã-Bretanha.
Sionismo: Movimento nacionalista voltado para a criação de um estado judeu, povoado mediante imigração.
Colinas de Golã: Estratégica região localizada no sudoeste da Síria, invadida e anexada por Israel na Guerra dos Seis Dias. Sua ocupação é condenada pelo governo sírio, que reivindica a devolução; mas o atual governo israelense afirma que só restituirá a região ocupada se a Síria interromper a ajuda a grupos extremistas islâmicos no sul do Líbano.
DESAFIANDO SEUS CONHECIMENTOS
01 –
a)     O Canal do Panamá foi inaugurado em 1914.
b)    A construção do canal foi de responsabilidade dos Estados Unidos
c)     Para criar uma ligação estratégica entre os oceanos Atlântico e Pacífico, de vital importância econômica e geopolítica para os EUA.
d)    O canal esteve sob a administração estadunidense até dezembro de 1999, quando foi devolvido ao Panamá
02 –
a)     O termo “vietnamização” é utilizado, em geopolítica, para designar um processo de perda de controle sobre um país e sua divisão por forças políticas de ideologias opostas (Guerra Fria). No caso da Colômbia, a produção e o tráfico de drogas, além da expansão de atividades guerrilheiras de cunho socialista, são problemas internos que podem gerar uma internacionalização do conflito, pois contrariam interesse dos Estados Unidos.
b)    Para não correr o risco de o conflito colombiano estender-se pelo território do Brasil, o Governo brasileiro deslocou um maior contingente militar para a fronteira colombiana, a fim de consolidar a ocupação da fronteira noroeste do país.
03 – Os protestantes desejam que a Irlanda do Norte continue membro do Reino Unido e os católicos desejam a união com a República da Irlanda.
04 – A ofensiva do grupo ETA, que reivindica a independência da região basca, localizada no norte da Espanha e sudoeste da França.
05 – Trata-se da Coréia do Norte, país de regime fechado que possui capacidade de produzir e exportar armas nucleares.
06 – Trata-se da questão do povo curdo, baseada na reivindicação de um Estado autônomo. Os curdos formam a maior nação sem pátria do mundo e vivem espalhados por uma grande área do Oriente Médio. Tal fato torna sua luta dramática, já que a região em questão é rica em petróleo, o que desperta a cobiça das grandes potencias. Conseqüentemente, muitos interesses econômicos e geopolíticos impedem um consenso internacional que poderia contribuir para a criação desse Estado independente.
07 –
a)     Por meio do desenvolvimento de técnicas de irrigação para praticar a agricultura
b)    O principal componente estratégico é o acesso a áreas com recursos hídricos. Além disso, há o significado histórico e religioso de Jerusalém, onde se encontra o Muro das Lamentações, local mais sagrado para o judaísmo.
c)     Na ótica dos palestinos, são territórios árabes ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias. Nesse sentido, são reivindicados para a formação da Pátria Palestina.
d)    Jerusalém é a capital religiosa de Israel, e a porção oriental é reivindicada pelos palestinos para ser sua capital. Porém, nessa parte da cidade localizam-se o Muro das Lamentações, que tem grande significação religiosa para os judeus, e a Esplanada das Mesquitas, local onde, segundo os muçulmanos, Maomé teria subido aos céus.
DE OLHO NO MAPA
01 – Os conflitos tribais em Serra Leoa são motivados por disputas pelas jazidas minerais, em especial de diamantes. Os comerciantes dessas pedras preciosas na Europa e nos EUA financiam a compra de armas para que os habitantes do país dêem continuidade aos conflitos.
A divisão política da África foi estabelecida pelas antigas potencias européias e atende aos interesses das metrópoles na época, o que explica a existência de muitos limites políticos com linhas retas.
02 –
1 – Região conhecida como Cifre da África. É uma das regiões mais pobres do mundo, alvo de campanhas mundiais contra a fome.
2 – Região de clima tropical úmido e equatorial, com vegetação predominante de florestas. É marcada por conflitos étnicos nos vários países, em conseqüência da colonização européia.
3 – Região setentrional: possui uma economia baseada no comércio e na exploração mineral, principalmente do petróleo
4 – Região marcada por vários problemas sociais, agravados pelo clima desértico, criados pela corrente marinha fria que banha o litoral.
5 – África do Sul: o país viveu, na década de 90, o fim do regime de segregação racial. Apresenta o maior desenvolvimento econômico do continente, embora sofra com graves problemas de saúde pública.
03 –
a)     A redução do PIB por habitante nos Bálcãs durante o período representado nos mapas pode ser explicada por:
·         Mudança no regime político, levando à desorganização da estrutura econômica e social;
·         Mudança na estrutura produtiva pela privatização, levando à redução do número de oferta de empregos;
·         Sucateamento do parque industrial, com perda de competitividade e redução das atividades, levando ao aumento do desemprego
b)    Os habitantes de Kosovo revoltaram-se contra a operação sérvia de “limpeza étnica”, porque a maioria étnica é albanesa, de religião islâmica.
04 –
a)     A década de 1980 começou com o conflito Irã-Iraque e a invasão do Afeganistão pela URSS, que só terminaria em 1989. Nesse período houve também a consolidação de uma República Islâmica no Irã, fato que ameaçou os interesses estadunidenses na região, além de representar um risco para o Estado de Israel. Está também implícita a questão do petróleo, controlado em grande parte pelos países do Golfo Pérsico.
b)    Têm atuação conjunta, como aliados. O apoio dos EUA a Israel, contra os palestinos, continua firme, embora tenham promovido várias tentativas de reconciliação e acordos para a paz.
05 – A criação de um Estado palestino independente na Cisjordânia deverá implicar em uma redistribuição territorial dos dois povos envolvidos nos conflitos. Qualquer que seja o reordenamento espacial, será preciso reduzir as áreas destinadas às colônias israelenses e expandir os territórios dominados pelos palestinos
INTERPRETANDO A NOTÍCIA
a)     O episódio referido foi a chamada Crise dos Mísseis, considerado um dos momentos mais cruciais da Guerra Fria.
b)    As dificuldades dos governos norte-americanos em lidar com o regime cubano decorrem da insubmissão da ilha. Cuba conseguiu sobreviver ao embargo econômico imposto pelos norte-americanos há mais de 40 anos. Durante muito tempo, na época da Guerra Fria, essa sobrevivência deveu-se à ajuda financeira da União Soviética, antiga potencia socialista. Desde o colapso do socialismo soviético, a ilha tem contado cada vez mais com o incremento do turismo, inclusive com investimentos empresariais de diversos países da Europa, para garantir o ingresso de divisas.

Um comentário:

  1. Professor parabens pelo seu blog ja esta com 412 vizitantes com apenas poucos dias que ele esta na net e quero falar achei todas as coisas que eu li enteressantes

    ResponderExcluir